O vírus mais ativo da Internet

Márcio d'Ávila, 16 de maio de 2003. Revisão 3, 23 de março de 2021.
Categoria: Segurança

O vírus há mais tempo em circulação da Internet continua em atividade. Chama-se boato, e em inglês atende também pelo nome de hoax. Quando travestido para parecer notícia, porém falsa, tem sido modernamente chamado fake news.

O boato pode chegar com aparências diversas, mas sempre tenta avisá-lo de algo chocante, urgente ou empolgante, deixar você sensibilizado ou alarmado e fazer com que você o espalhe em grande escala, o mais rápido possível.

Escrevi este artigo há mais de 15 anos e ele continua mais atual que nunca, reforçando o quão longevo e ativo é o boato.

Sintomas:

Se você acredita em tudo que recebe, acha que a maioria dos seus contatos são fontes confiáveis de informação ou do repasse delas, crê que o envio de uma mensagem sua na Internet pode salvar uma criança com câncer ou fazer você ganhar prêmios ou dinheiro de empresas, pensa que a imprensa sabe mais sobre vírus de computador do que os centros de pesquisa das maiores empresas de segurança (Kaspersky, McAfee etc.) e, principalmente, repassa sem pestanejar todo alerta que recebe, cuidado: você (sim, você, e não seu dispositivo eletrônico) está contaminado pelo boato.

Como curar:

Anti-boatos

A seguir listo sites especializados em fact checking (checagem de fatos), investigação de boatos, lendas urbanas e fake news (notícias falsas):