Apresentação comparativa das
ferramentas de autoria ToolBook e Director

Por Márcio d'Ávila, Janeiro/2001. Revisão 6, 02 de julho de 2004.
Categoria: Multimídia: ToolBook

ToolBook e Director são grandes e poderosas ferramentas autoria multimídia, cada uma com seu enfoque, possuindo características diferentes e outras em comum. Tudo depende do que você procura ou precisa. Este artigo visa apresentar os principais aspectos das duas ferramentas e comparar algumas caracterísiticas relevantes.

ToolBook

O ToolBook da SumTotal (antiga Click2Learn, antiga Asymetrix) surgiu como uma ferramenta de autoria voltada para multimídia em geral (na verdade, a primeira versão chegava a se comparar ao Visual Basic), mas atualmente é focada no desenvolvimento de aplicações de aprendizado on-line (e-Learning), treinamento baseado em computador (TBC/CBT), simulações, tutoriais e cursos online, via web ou em CD.

Possui uma poderosa linguagem de programação própria, o OpenScript. Por ser uma ferramenta específica para a plataforma Windows, possui muitos recursos de integração com o sistema, como uso de controles ActiveX e inserção de objetos OLE, plena interação com aplicações via DDE (Dynamic Data Exchange), acesso a bibliotecas de programação DLL (32 e 16 bits), suporte a DirectX e MCI. Estes recursos são muito úteis por exemplo quando se deseja criar um tutorial interativo de alguma aplicação Windows.

Seu paradigma de desenvolvimento é baseado na analogia a livros. Cada arquivo da aplicação é um livro, composto de páginas (as telas) sobre as quais são dispostos os objetos. Existem também os capítulos (fundos de página), que agrupam conjuntos de páginas similares, bem como os objetos gráficos podem ser agrupados (similar ao recurso que existe em programas de desenho vetorial ou baseados em objetos, como o CorelDraw). Os componentes no ToolBook obedecem assim uma interessante hierarquia de objetos: objetos gráficos → grupos de objetos → páginas → fundos → livro → sistema.

Em seu foco crescente para a área de ensino on-line, o ToolBook introduziu e tem melhorado o suporte ao padrão Sharable Content Object Reference Model (SCORM) da ADL, que agrega especificações IMS, AICC e IEEE para educação online. O conteúdo do ToolBook pode assim ser distribuído para diversos sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) baseados em padrões abertos.

Existem atualmente duas variantes do ToolBook: O ToolBook Instructor, forma mais completa da ferramenta, e o ToolBook Assistant, uma versão apenas com componentes pré-definidos e sem acesso à livre programação de scripts, voltado para autores sem nenhuma familiaridade com programação.

Macromedia Director

O Director da Macromedia é uma ferramenta de autoria voltada para a multimídia interativa, animações e jogos, em CD e Internet. Tem ganho grande enfoque para a Internet, onde suas aplicações rodam através do plugin para web Macromedia Shockwave.

É uma ferramenta multi-plataforma, sendo capaz de gerar arquivos executáveis em Windows e Macintosh (sua plataforma de origem) a partir dos mesmos arquivos fonte, desde que você possua a versão da ferramenta para as duas plataformas. O plugin Shockwave também está disponível para PC/Mac.

O Director é baseado na metáfora de "filmes". Cada arquivo é um filme, onde o andamento da aplicação se dá em um roteiro que exibe a sequência de quadros (frames) que são exibidos no palco (a tela) no decorrer do tempo. Os objetos são chamados atores e são agrupados em elencos.

Aspectos de Comparação

Filosofia de desenvolvimento e tipos de aplicação

A diferença de paradigma de desenvolvimento entre Director e ToolBook traz algumas implicações de acordo com o tipo de aplicação desejada. Enquanto no Director a animação (o andamento no tempo) é um conceito direto, no ToolBook qualquer ação ou movimento tem que ser programado ou definido explicitamente. Assim, aplicações ricas em animação e sincronização de mídias dinâmicas (vídeos, sons e seqüências de imagem) são mais simples de se fazer no Director. Por outro lado, o paradigma do ToolBook normalmente parece mais natural para uma aplicação onde os elementos de conteúdo sejam apresentados principalmente na forma de telas ou tópicos. No Director é preciso um comando explícito para que você pare o andamento do "filme" em uma tela (ou, no conceito dele, em um quadro que está sendo exibido na tela), para exibir por exemplo um menu ou conteúdo mais estático, como textos e fotos. Nas últimas versões, o ToolBook tem evoluído em recursos para a gravação e edição de simulações e demonstrações de software.

No ToolBook os objetos são dispostos em camadas, ao passo que no Director temos os canais, cujo conceito é bastante análogo. As camadas ou canais definem a ordem de sobreposição de objetos gráficos na tela. No Director, existem também alguns canais especiais, que não são para objetos gráficos (visuais). Um destaque vai para seus dois canais de som, que permitem que dois sons sejam tocados simutaneamente.

O Director possui mecanismos nativos para mesclar dois sons (MacroMix e QT3Mix), recurso ideal para combinar, por exemplo, uma trilha sonora com uma locução, que estejam em arquivos de separados. Não existe recurso similar nativo no ToolBook, embora desde as primeiras versões da ferramenta já existisse uma DLL da Microsoft não-oficial chamada WaveMix que promete realizar a operação de combinar dois sons wave e que pode ser usada com o ToolBook. Diversas placas de som também possuem o recurso de tocar simultaneamente mais de um canal de som em forma de onda (wave), mas isso requer uso de controles e comandos específicos para o hardware. Atualmente, tecnologias especializadas do Windows como o DirectSound, parte da tecnologia gráfica e multimídia DirectX da Microsoft, incluem suporte a mixagem de sons em sistemas Windows.

Extensões e facilidades

Os recursos do ToolBook podem ser ampliados com a adição de componentes de automação ActiveX, bibliotecas de programação DLL do Windows e também bibliotecas de objetos e funções feitas no próprio ToolBook/OpenScript (chamados livros de sistema, systemBooks). Já o Director possui um formato de extensão próprio, plugins chamados Xtras. Os Xtras podem adicionar novos recursos ao ambiente de desenvolvimento, novos componentes ou novas funções para a programação Lingo. Embora o formato Xtra exija que os plugins sejam desenvolvidos especificamente para o Director, o formato próprio garante uma certa independência de plataforma. A maioria dos desenvolvedores de Xtras faz versão de seus plugins para as duas plataformas PC e Mac, possibilitando que seus componentes possam ser usados em aplicações multi-plataforma.

É interessante notar também que embora ToolBook e Director possuam poderosa linguagem de programação de scripts própria, ambos oferecem recursos para disponibilizar bibliotecas de componentes, funções e comportamentos (ações) pré-programados e prontos para usar, agilizando o desenvolvimento e facilitando o uso por quem não tem familiaridade com programação ou não dominia a linguagem da ferramenta.

Acesso a bancos de dados

Há algum suporte nativo a banco de dados no ToolBook. Desde o Instructor 7.1, a ferramenta inclui suporte a ADO: através dos componentes Microsoft ADO (ActiveX Data Objects), o Instructor desfruta da tecnologia Microsoft OLE DB para acesso a qualquer banco de dados no Windows, incluindo Microsoft Access e servidores SQL, desde que se tenha o respectivo driver de interface instalado. Atualmente, existem também diversos componentes ActiveX de terceiros para acesso a bancos de dados no Windows via ADO e OLE-DB que podem ser utilizados com o ToolBook.

O ToolBook, desde a versão 3, provê DLLs para acesso direto a bases de dados em formato DBF (dBase, Clipper, FoxPro) e Borland Paradox, mas seu uso requer bom conhecimento de programação. Até o ToolBook 4.0, existia também um produto complementar da Asymetrix chamado ToolBook DataBase Connection (TBDC), que fornecia uma interface de acesso ODBC para o ToolBook, incluindo componentes de interface pré-programados para acesso a bancos de dados. O TBDC foi descontinuado, já que a interface Microsoft ODBC tornou-se obsoleta com a evolução para OLE-DB.

Para o Director, existem Xtras de terceiros que oferem acesso a bancos de dados, para formatos Access, DBF, fontes ODBC/ADO entre outros. Uma listagem de Xtras disponíveis no mercado pode ser encontrada no site da Macromedia.

Distribuição e execução de aplicações

Uma observação técnica importante é que toda ferramenta de autoria visa ser um ambiente flexível de desenvolvimento de aplicações de veiculação conteúdo, mas a execução destas é em geral baseada em interpretador ou runtime. Embora ToolBook e Director possuam linguagem de programação para criação de scripts que definem comportamentos na aplicação, estes scripts são interpretados em tempo de execução, não sendo compilados para gerar código "nativo" que o sistema operacional executasse diretamente. Assim, as instruções dos scripts são interpretadas e executadas pelo runtime da ferramenta, na execução. O runtime sim é o componente (conjunto de programas e bibliotecas) efetivamente executado pelo sistema operacional. Isto significa que a execução de aplicações de ferramentas de autoria é em geral bem mais "pesada" que a de programas feitos em linguagens como C, Delphi ou Visual Basic. Isto contudo se aplica mais a processamentos intensos, de forma que em geral as ferramentas de autoria são bem eficientes naquilo a que se propõem, apresentando animações, vídeos e interatividade com desempenho adequado.

Como ToolBook e Director não compilam para código nativo os scripts de suas aplicações, os executáveis gerados por estas ferramentas na verdade são programas "carregadores", que iniciam o runtime e fazem com que ele interprete as ações do livro do ToolBook ou filme do Director a partir do qual foi gerado o executável, que está "embutido" no arquivo executável. Em especial, esse processo faz com que a aplicação demore um pouco a iniciar efetivamente; isto acontece tanto no Director quanto no ToolBook.

O ToolBook é capaz de gerar arquivos executáveis Windows, mas depende de um runtime externo. Este runtime pode ser instalado ou colocado junto com a aplicação para que ela funcione direto de um CD, sem ter de instalar. Também é capaz de exportar os arquivos para DHTML/Java (dentro de algumas regras e limitações), para uso na Web.

Já o programa executável gerado pelo Director é bem mais prático que o do ToolBook, pois o runtime fica auto-contido dentro do executável, tornando-o bem mais simples para execução direta a partir de um CD, por exemplo.

Na geração de executáveis e preparação das cópias dos arquivos para distribuição, o Director possui um Xtra que otimiza o tamanho dos arquivos e os protege para que não possam mais ser editados. O ToolBook possui um utilitário, o Script Remover, que elimina o código-fonte OpenScript editável dos scripts e otimiza o tamanhos dos arquivos, mas estes arquivos, inclusive livros convertidos para EXE, continuam acessíveis por quem possui o ambiente de desenvolvimento do ToolBook. Há um recurso do ToolBook de proteção por senha do acesso ao modo autor (edição) de um livro, mas não é uma proteção definitiva como a realizada pelo Director.

O ToolBook inclui um utilitário chamado Auto Packager, um assistente para geração de instalação e distribuição de aplicações Windows feitas em ToolBook, baseado em tecnologia da InstallShield. Versões do Toolbook anteriores à 5 possuíam um assistente mais rudimentar, chamado Setup Manager. Para aplicações de aprendizado on-line, o ToolBook possui um assistente de distribuição para LMS. O Director, onde a distribuição da aplicação é bastante facilitada por seu processo mais prático de geração do executável auto-contido, não inclui utilitário para gerar instalador.


Nota: Este texto em geral não se baseia em versões específicas de cada ferramenta, mas procura refletir os recursos mais atualizados. Contudo, toda informação aqui contida representa uma interpretação pessoal e pode estar sujeita a imprecisões, ou tornar-se desatualizada devido a recursos introduzidos em novas versões. Este texto não tem pretensão de ser completo, mas se você gostaria de ver algum outro aspecto abordado aqui, ou se tem alguma sugestão ou crítica, por favor entre em contato comigo.

Mais informações:
SumTotal - ToolBook
Macromedia Brasil e Macromedia EUA - Director
Hyperlink: ToolBook e Hyperlink: Multimídia: Ferramentas de Autoria

Firefox - A web de volta
Creative Commons License

© 2001-2007, Márcio d'Ávila, mhavila.com.br, direitos reservados. O texto e código-fonte apresentados podem ser referenciados e utilizados, desde que expressamente citada esta fonte e o crédito do(s) autor(es). A informação aqui apresentada, apesar de todo o esforço para garantir sua precisão e correção, é oferecida "como está", sem quaisquer garantias explícitas ou implícitas decorrentes de sua utilização ou suas conseqüências diretas e indiretas.